A
Química é a ciência que estuda as substâncias, suas estruturas e composições
químicas, propriedades e as reações que as transformam em outras substâncias,
assim como as energias envolvidas nestas transformações. A própria definição
nos remete diretamente para a o caráter experimental e sua importância para a
referida disciplina, pois esta aprofunda nos fenômenos, ou seja, na
transformação da matéria, o que a torna uma ciência de caráter prático
indispensável. Geralmente as escolas públicas
carecem de aulas experimentais, pois os professores têm carga horária elevada,
trabalham em mais de uma escola, estas raramente são equipadas com laboratório,
além disso, a presença de um grande número de alunos por sala, o que pode
implicar em comprometimento desta atividade e risco de acidentes. O grande
desinteresse por parte dos discentes pelo estudo da química se deve, em geral,
a falta de atividades experimentais que possam relacionar teoria e prática.
Frequentemente o professor trabalha com aulas expositivas conceituais,
estanques e acríticas, levando o educando a memorização de conceitos e fórmulas
podendo não acarretar em um aprendizado expressivo e eficaz. Com isso, o
objetivo deste projeto de extensão é trabalhar a química nas Escolas Estaduais
de Ensino Médio de Solânea e Bananeiras-PB, através da aplicação de aulas
experimentais contextualizadas, problematizadoras e que insira o educando nos
entremeios de aulas práticas investigativas. E também é finalidade neste
projeto realizar o treinamento dos docentes destas escolas para que aprendam a
trabalhar e explorar estes momentos pedagógicos geradores de aprendizados
significativos. Estes tipos de aulas,
ausentes na maioria das escolas públicas, podem se tornar promotoras da
aprendizagem, e não simplesmente uma aula diferente, que seguiria uma
receita/roteiro. Com isso, espera-se proporcionar aos discentes momentos
pedagógicos que acarretem em aprendizagens significativas e duradouras de
conteúdos interdisciplinares, tendo como embasamento e motivação a química
experimental. Com esta metodologia espera-se conferir ao educando consciência
crítica quanto aos aspectos sociais, políticos, científicos e econômicos do
meio no qual está inserido.
Thursday, June 4, 2020
informações sobre o projeto
Olá Turma do projeto e internautas que gostam da química
Coordenamos um projeto intitulado:
EXPERIMENTAÇÃO
CONTEXTUALIZADA, PROBLEMATIZADORA E INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA
PARCERIA COM ESCOLAS PÚBLICAS DE BANANEIRAS E SOLÂNEA-PB RUMO À APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA
Professores Participantes Ano 2020
Prof. Dr. Max Rocha Quirino
Prof. Dr. Guilherme Leocárdio Lucenas dos Santos
Prof. Esp. Manuel Alves Marques
Prof. M. Sc. Ideraldo Evangelista
Então segue um pequeno resumo do nosso projeto:
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Uma aula de Química a partir do ciclamato de Sódio (Prof. Manuel Alves Maques )
O professor Manuel Alves já é parceiro do projeto desde o ano I. Sempre muito comprometido com o ensino de Química no brejo Paraibano. Difu...
-
DIVULGAÇÃO DE MINICURSO UNIVERSIDADE FEDERAL PARAÍBA, COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE NEGREIROS (CAVN) E CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS , SOCIAIS E ...
-
Reunião do Laboratório de Química Equipe se preparando com conteúdos contextualizados para se organizar e realizar o projeto na modalidade ...
-
Olá Turma do projeto e internautas que gostam da química Coordenamos um projeto intitulado: EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA, PROBLEMATIZADORA...
No comments:
Post a Comment