Thursday, June 4, 2020

informações sobre o projeto


Olá Turma do projeto e internautas que gostam da química
Coordenamos um projeto intitulado:

EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA, PROBLEMATIZADORA E INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PARCERIA COM ESCOLAS PÚBLICAS DE BANANEIRAS E SOLÂNEA-PB RUMO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Professores Participantes Ano 2020

Prof. Dr. Max Rocha Quirino

Prof. Dr. Guilherme Leocárdio Lucenas dos Santos

Prof. Esp. Manuel Alves Marques

Prof. M. Sc. Ideraldo Evangelista 

Então segue um pequeno resumo do nosso projeto:

A Química é a ciência que estuda as substâncias, suas estruturas e composições químicas, propriedades e as reações que as transformam em outras substâncias, assim como as energias envolvidas nestas transformações. A própria definição nos remete diretamente para a o caráter experimental e sua importância para a referida disciplina, pois esta aprofunda nos fenômenos, ou seja, na transformação da matéria, o que a torna uma ciência de caráter prático indispensável. Geralmente as escolas públicas carecem de aulas experimentais, pois os professores têm carga horária elevada, trabalham em mais de uma escola, estas raramente são equipadas com laboratório, além disso, a presença de um grande número de alunos por sala, o que pode implicar em comprometimento desta atividade e risco de acidentes. O grande desinteresse por parte dos discentes pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar teoria e prática. Frequentemente o professor trabalha com aulas expositivas conceituais, estanques e acríticas, levando o educando a memorização de conceitos e fórmulas podendo não acarretar em um aprendizado expressivo e eficaz. Com isso, o objetivo deste projeto de extensão é trabalhar a química nas Escolas Estaduais de Ensino Médio de Solânea e Bananeiras-PB, através da aplicação de aulas experimentais contextualizadas, problematizadoras e que insira o educando nos entremeios de aulas práticas investigativas. E também é finalidade neste projeto realizar o treinamento dos docentes destas escolas para que aprendam a trabalhar e explorar estes momentos pedagógicos geradores de aprendizados significativos.  Estes tipos de aulas, ausentes na maioria das escolas públicas, podem se tornar promotoras da aprendizagem, e não simplesmente uma aula diferente, que seguiria uma receita/roteiro. Com isso, espera-se proporcionar aos discentes momentos pedagógicos que acarretem em aprendizagens significativas e duradouras de conteúdos interdisciplinares, tendo como embasamento e motivação a química experimental. Com esta metodologia espera-se conferir ao educando consciência crítica quanto aos aspectos sociais, políticos, científicos e econômicos do meio no qual está inserido.

No comments:

Post a Comment

Uma aula de Química a partir do ciclamato de Sódio (Prof. Manuel Alves Maques )

O professor Manuel Alves já é parceiro do projeto desde o ano I. Sempre muito comprometido com o ensino de Química no brejo Paraibano.  Difu...